Análise Sensorial
de Alimentos em P&D
Próxima Turma: 2022
Dias: 12/03, 19/03 e 02/04 de 9h às 13h - 26/03 ( 9h às 16h)
Curso Online e Ao Vivo
Vagas Limitadas
Curso de 18h
Curso Análise Sensorial de Alimentos em P&D:
Para realizar um bom trabalho de pesquisa e desenvolvimento e alimentos é necessário ter ferramentas para saber se a condução do trabalho está sendo empregada de maneira de correta.
A análise sensorial de alimentos é uma delas. Ela é ferramenta usada para medir, analisar e interpretar as reações produzidas pelas características dos alimentos e como elas são percebidas pelos órgãos da visão, olfato, gosto, tato e audição. É de grande importância no setor de alimentos, por avaliar a aceitabilidade e a qualidade dos produtos, sendo parte inerente ao plano de controle de qualidade e de P&D.
Neste curso você vai aprender os principais métodos aplicados ao P&D para alcançar o sucesso necessário no seu projeto.
Objetivo
Conhecer os principais métodos aplicados ao P&D de alimentos para alcançar o sucesso no seu projeto. De forma estratégica, objetiva e prática.
Público Alvo:
-
Nutricionistas;
-
Engenheiros de alimentos;
-
Técnicos em nutrição;
-
Técnico em alimentos;
-
Estudantes de cursos de graduação e de cursos técnicos na área de nutrição, engenharia de alimentos e gastronomia.
-
Empreendedores na área de alimentação.
Conteúdo Programático
As aulas serão divididas em teóricas e prática ministradas online.
Conteúdo Teórico
-
Objetivo e importância da análise sensorial de alimentos
-
Aplicação da análise sensorial na indústria e no desenvolvimento de produtos
-
Histórico da análise sensorial de alimentos
-
Fatores que contribuem para análise sensorial de alimentos:
- Fisiologia dos sentidos envolvidos e a resposta sensorial
- Tipos de erros envolvidos: Estratégias de controle de fontes de erro; Amostragem, preparação e apresentação de amostras.
- Treinamento dos provadores: seleção e preparação;
-
Testes discriminativos: teste duo-trio; comparação pareada, teste triangular, teste de ordenação, teste de comparação múltipla.
-
Testes afetivos: teste de aceitação e teste de preferência; escalas hedônica e de atitude.
-
Testes descritivos: análise descritiva-quantitativa e método de índice de qualidade.
-
Preparo e apresentação de amostras.
-
Análise estatística e interpretação dos resultados.
-
Estudos de consumidores - percepções, comportamental, posicionamento de produto, segmentação de mercado, tendências, focus group.
-
Novas metodologias descritivas:
- Caracterização sensorial descritiva de produtos através das respostas de Consumidores – CATA
- Caracterização sensorial rápida de produtos - Mapeamento Sensorial Projetivo
Prática Sensorial
-
Dia: à definir
-
Testes discriminativos;
-
Testes afetivos;
-
Testes descritivos.
Material Entregue
-
Material de consulta da aula via link;
-
Certificado.
Número de Vagas
-
5 Vagas
Valor do Investimento
-
R$ 449,97 (Pagamento via boleto bancário ou parcelamento no cartão de crédito.)
Facilitador
Erick Esmerino
PhD em Higiene Veterinária e Processamento de Alimentos de Origem pela UFF.
Médico Veterinário pela UFRRJ, Mestre e Doutor em Alimentos e Nutrição pela UNICAMP e Pós-doutorador em Higiene Veterinária e Processamento de Alimentos de Origem pelo Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFF. É Professor Adjunto da UFRRJ e Vice-coordenador no curso de graduação em Engenharia de Alimentos, além de Jovem Cientista da FAPERJ (2019 - 2021) e Bolsista Produtividade do CNPq. Atua ainda como Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia (PGCTA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e no Programa de Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal da Faculdade de Medicina Veterinária, na UFF. Reúne conhecimentos em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise Sensorial de Alimentos e Bebidas, Estudos de