Design Thinking

em Alimentos

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Em breve.

Curso de 16h.

Curso de 14 horas.

Curso Design Thinking em Alimentos:

O design thinking ajuda na imersão e na criação de projetos mais coesos e de melhor qualidade. É o desenvolvimento focado no usuário. Através de uma série de ferramentas para trazer o ponto de vista do consumidor,  o design thinking co-cria com ele uma nova realidade para o objetivo final do projeto.

Essa abordagem resulta em diferentes possibilidades para a geração de inovação para as empresas, com o auxílio da empatia e o foco no usuário. A essência dessa metodologia está no pensamento designer e no trabalho destinado ao usuário final, promovendo ao longo do projeto uma intensa investigação a respeito da criação de valor do produto para o cliente

Essa metodologia tem o poder de transformar a relação dos produtos com os consumidores finais, pois nos tira de dentro de nossas “caixinhas” e nos aproxima de quem irá realmente consumir o produto.

Objetivo

Compreender o valor da abordagem do Design Thinking e suas principais ferramentas para o desenvolvimento de novos produtos, no âmbito de alimentos.

Além de aplicar os conceito de design para a condução de projetos e entregas focadas no usuário.

Público Alvo

  • Nutricionistas;

  • Engenheiros de alimentos;

  • Técnicos em nutrição;

  • Técnico em alimentos;

  • Estudantes de cursos de graduação e de cursos técnicos na área de nutrição, engenharia de alimentos e gastronomia.

  • Empreendedores na área de alimentação.

Conteúdo Programático

Módulo I - Introdução ao Design Thinking

- Inovação e negócios;

- Inovação e alimentos;

- Os pilares do Design

- Como resolver um desafio com o design thinking

Módulo II - Imersão

- Pesquisa desk

- Comportamento dos consumidores

- Tendências no ramo de alimentos

- Entrevista em profundidade

- Shadowing

- Levantamento de características de produtos já existentes no mercado (prática)

Módulo IV - Ideação

- Personas

- Mapa de empatia

- Jornada do usuário

- Diagrama de afinidades

- Matriz morfológica

- Blueprint (etapas do processo)

- Realizar as ferramentas (prática

Módulo V - Prototipagem

- Priorização de ideias

- Briefing

- Experimentação: teste em bancada e em planta piloto

- Fórmulas e dicas de formulação

- Testes de validação

- Prototipagem (prática)

*Duas horas de mentorias

*Trabalho prático com apresentação de protótipo.

Material Entregue pela Facilitadora

  • Material de consulta da aula via link;

  • Certificado.

Sobre os Facilitadores

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Lorena Coimbra

Diretora e Fundadora da Foodtech Consultoria

Mestra em em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela IFRJ com foco em tecnologias emergentes, Engenheira de Alimentos pela UFFRJ e especialista em Segurança de Alimentos pela SGS. Acelerada em negócios pela Shell Iniciativa Jovem 2018 e 3° lugar no Sancathon Food Service 2020.

Atuou em grandes empresas de alimentos no Rio de Janeiro, possui experiência de 6 anos no sistema de qualidade e segurança de alimentos e é a especialista em desenvolvimento de novos produtos na Foodtech Consultoria.

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Douglas Ripper

Formado em Administração pela UNIGRANRIO, Ciências Contábeis pela UFRJ, MBA em Gestão de Pessoas e Gerenciamento de projetos pela Universidade Veiga de Almeida.

 

Certificado em CSM, PO E RH Agil pela K21. Profissional da área de recursos humanos e gestão, com mais de 10 anos de experiência, atuando nas diferentes frentes e subsistemas de rh, com forte atuação nas áreas de R&S em diferentes níveis, e T&D como facilitador de treinamentos, bem como na construção e implementação de universidade corporativa. Atuação também com foco generalista, HR business partner e inovação com aplicação das ferramentas de design Thinking e metodologias ágeis proporcionando melhoria contínua nos processos internos em grandes empresas do terceiro setor, educação e consultoria.