Buscar

Microorganismos e Alimentos

Como se dá a interação dos microoganismos com os alimentos? Eles podem ser classificados em grupos de acordo com a interação existente com o alimento.

I) No grupo daqueles que causam alterações benéficas;

II) No grupo daqueles que causam alterações químicas prejudiciais;

III) No grupo dos que causa risco a saúde.

Os microrganismos causam alterações benéficas em um alimento quando eles modificam as características originais do alimento e transforma em um novo alimento. Esta interação microrganismo-alimento é conhecida pelo homem há muito tempo. Neste grupo estão todos os microrganismos utilizados na fabricação de alimentos fermentados.

Os microrganismos que causam alterações químicas prejudiciais são aqueles que causam a deterioração do alimento. A deterioração resulta em alterações de cor, odor, textura e aspecto do alimento. Os microrganismos presentes nos alimentos podem representar risco à saúde quando estes forem patogênicos, podendo afetar tanto o homem como os animais. A característica das doenças dependerá de uma série de fatores inerentes ao alimento, ao microrganismo patogênico em questão, e ao indivíduo a ser afetado. Dependendo do microorganismo e alimento devemos estabelecer a forma como será armazenado e embalado para definir sua validade. Esses e outros parâmetros você encontrará no Curso de Gestão de Conservação de Alimentos. . #cursos #alimentos #instafood #food #processos #podutos #empreendedorismo #consultoria #negocios #ciencias

12 visualizações

© 2023 Developed by Line Plus Marketing Digital

Line Plus - Logo.png
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social