17h30, para empreendedores e profissionais técnicos
Vivemos em um momento crucial, no qual as mudanças climáticas se tornaram concretas, impactando diretamente nossas escolhas alimentares e moldando as expectativas dos consumidores. É imprescindível que, como profissionais do setor de alimentos, estejamos atentos a essa realidade e busquemos soluções sustentáveis para enfrentar os desafios ambientais.
Os recentes relatórios da Mintel e da Innova Market Insights ressaltaram a crescente influência da sustentabilidade nas escolhas alimentares. A pesquisa da Mintel destaca que 69% dos adultos brasileiros e 66% dos franceses esperam que as marcas assumam a liderança na abordagem das questões ambientais. E a tendência identificada pela Innova, enfatiza que a saúde do planeta é uma das principais preocupações dos consumidores, esperando que as empresas desempenhem um papel ativo na sua proteção.
Em meio a essas demandas, embalagens sustentáveis e a melhoria na gestão de resíduos surgem como prioridades secundárias esperadas pelos consumidores. Mas mesmo que um produto seja sustentável, devido ao aumento do custo de vida, muitos consumidores em todo o mundo priorizarão também a acessibilidade e a indulgência ao escolherem produtos alimentícios.
Com essa tríade, o estudo destaca que, mesmo diante das preocupações ambientais, os consumidores, seguirão em busca por segurança, conforto e prazer na comida e na bebida. Afinal comemos com afetividade.
Essas tendências apontam que, durante crises climáticas, as empresas do setor alimentício podem posicionar produtos prazerosos com necessidades essenciais, proporcionando momentos de alegria em tempos difíceis. Além disso é importante observar que, mesmo enquanto buscam indulgência, os consumidores esperam opções mais saudáveis, como vimos nos textos anteriores. Essa demanda crescente é impulsionada não apenas pelas preocupações ambientais, mas também por novas legislações que pressionam as reduções de ingredientes como açúcar, sódio e gordura.
Em face dessas tendências, é evidente que a sustentabilidade tornou-se uma parte integral das escolhas alimentares e do comportamento do consumidor. Como profissionais do setor, temos a responsabilidade de responder a essas demandas de maneira inovadora, oferecendo opções que equilibrem prazer, saúde e responsabilidade ambiental. E hoje temos muitas soluções sustentáveis e poucas empresas de alimentos que consiga incorporar todo o conceito em seus processos. Fui pesquisar produtos e empresas para citar no texto e não encontrei. Se você conhece, deixe por favor nos comentários para que mais pessoas conheçam.
Autora: Lorena Coimbra
Data: 16/02/2024
Comments