top of page
Buscar
Foto do escritorFoodTech Consultoria

Transformações no mercado de Embalagens de Alimentos

Entrevista Técnica, 08:25 de 10 de agosto de 2022, para empreendedores de alimentos


Convidamos a Natasha Pádua para compartilhar a sua visão sobre os desafios e mudanças que fizeram e fazem parte do dia a dia do mercado de embalagens de alimentos e falar um pouco sobre as tendências atuais.

Fale sobre você

Olá, eu sou a Natasha, sou cientista de alimentos, trabalho nessa área faz mais de 10 anos, já passei pela indústria, varejo e serviço de alimentação até me encontrar na pesquisa, gerando insights sobre inovação e tendências para empresas do Brasil e do exterior. Mais do que isso, sou uma consumidora sempre em busca de novidade, adoro supermercados e sou curiosa por natureza (sobre alimentos e sobre tudo!)


Como você vê o mercado de embalagens no Brasil hoje?

Vejo que o mercado brasileiro ainda está aquém do que poderia, é mais conservador. Trabalho para que a indústria seja mais ousada, que lance mais tendências, que construa o futuro mais do que se preocupe só com o hoje.


Fazendo um paralelo com outros anos, quais as principais mudanças que você consegue notar no pensamento dessa indústria?

Pensando pelo lado positivo, vejo que as tendências globais estão chegando aqui mais rápido, o que dá dinamismo ao setor, mas ainda são poucas as empresas que lançam tendências, que são inovadoras.


Hoje a sustentabilidade é uma pauta constante também no mercado de embalagens. Como iniciou esse processo de transformação e inovação e como ele vem sendo continuamente desenvolvido?

Sustentabilidade deixou de ser coisas de ambientalista preocupado com um futuro distante. O futuro já chegou e sustentabilidade tem que ser preocupação de todos, principalmente no mercado de embalagens, já que ele é dos principais geradores de lixo plástico do mundo e quase todo plástico já produzido no planeta continua existindo. A pergunta que precisamos nos fazer é: o que nós profissionais estamos fazendo para reverter esse cenário através das nossas embalagens? Que legado queremos deixar aos nossos filhos e netos?


Quais os principais desafios que temos hoje no mercado?

Além do problema ambiental, temos muitos novos materiais sustentáveis sendo desenvolvidos, a legislação não acompanha a rapidez com que o mercado se desenvolve e isso contribui para engessar o mercado.


Olhando agora para o cenário global, o que podemos absorver de tendências? Quais as perspectivas que você vê para o futuro desse mercado?

A sustentabilidade é uma macrotendência, mas temos diversos movimentos dentro dela que estão puxando o desenvolvimento de novas embalagens, o upcycling, por exemplo, é muito promissor, pois ele gera lucro com o que antes era resíduo, transforma um problema em oportunidade e é sustentável porque reduz a produção de material virgem.


A embalagem de um alimento é parte fundamental de um produto e cada vez mais vem ganhando maior atenção dos produtores. Além da comunicação com o consumidor, ela tem papel importante na preservação do alimento e reflete a marca da empresa. Por isso, acompanhar as tendências desse mercado é imprescindível!


Autora: Leidjane Pereira | Estagiária de Engenharia de Alimentos


72 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page