Já conhece as particularidades do Cacau Cabruca?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorFoodTech Consultoria

Já conhece as particularidades do Cacau Cabruca?

Entrevista Técnica, 08:23 de 13 de julho de 2022, para empreendedores de alimentos


Hoje, convidamos a empresária Tereza Porto para compartilhar um pouco da sua experiência com o Cacau Cabruca e apresentar algumas das principais características e diferenciais do fruto.


Fale sobre você

Tereza Porto, empresária, sempre trabalhei na área de tecnologia da informação para modernização da gestão pública, atuando como executiva de empresas públicas e privadas ao longo da carreira.

Em 2018 conheci a produção de cacau no Sul da Bahia com seus métodos de sustentabilidade e me apaixonei.



O que é o cacau cabruca?

É um método de manejo sustentável da cultura de cacau, em harmonia com a biodiversidade da Mata Atlântica. Nesse modelo, o cacaueiro é plantado sob a sombra das árvores nativas, sem desmatamento.


Quais produtos são oriundos do plantio?

A comercialização do fruto, em larga escala, é feita através das amêndoas secas. E a partir da amêndoa se produz manteiga de cacau, nibs e chocolate.

Artesanalmente é possível extrair o mel de cacau para ser utilizado como bebida ou matéria-prima para produção de geleias, doces, drinks e outros. A polpa in natura congelada também é comercializada para sucos, bolos e sorvetes.


Quais as principais diferenças entre esse produto e o cacau "padrão" que conhecemos? Existe variação sensorial?

A Floresta Atlântica do Sul da Bahia, quente e úmida, é o ambiente ideal para cultivo do cacau. A sombra, umidade e biodiversidade da Floresta dão ao fruto sabor e aroma intensos e equilibrados, além de muito rico em antioxidantes, minerais e vitaminas.


Essas diferenças influenciam no beneficiamento do produto? Se sim, o que muda?

O cacau-cabruca produzido no sul da Bahia tem “indicação geográfica de procedência”, uma certificação concedida pelo INPI. Cada lote de amêndoas é certificado e recebe um QR-Code que permite ao consumidor conhecer a origem do produto, suas características e método de produção.

Esse cacau de excelência, logo após a colheita, é fermentado por 7 dias em cochos de madeira com controle de temperatura e só quando atinge a fermentação ideal vai para secagem em barcaças, ao sol.

Com cacau de qualidade se produz um CHOCOLATE que traz muito mais que sabor... E o consumo do chocolate com concentração de cacau superior a 50% é amplamente recomendado como fonte de energia e antioxidantes.


Quais os benefícios e particularidades que essa técnica traz frente as demais?

São escolhas cuidadosas, visando bem estar físico e qualidade de vida, tendo conhecimento da origem do produto, seu processo de produção e qualidade - rastreabilidade (QR Code).

Essa técnica alia consciência, responsabilidade social, sustentabilidade e engajamento associados ao valor do produto.


Na sua opinião, quais os principais diferenciais dos produtos obtidos a partir do cacau cabruca?

Qualidade nutricional, sabor e sustentabilidade com importante contribuição para preservação da Mata Atlântica no sul da Bahia.


Conhecendo mais sobre essa técnica de cultivo e seus produtos gerados, podemos ver como a sustentabilidade também pode ser aliada no desenvolvimento de um produto de características sensoriais únicas!

 

Autora: Leidjane Pereira | Estagiária em Engenharia de Alimentos

119 visualizações0 comentário
bottom of page